Mais uma incursão na mina de rubis da MRM termina em morte e ferimento de mineiros ilegais


 Por volta das 11:15 horas do dia 29 de Abril de 2025, a equipa de segurança da Montepuez Ruby Mining (MRM) foi informada de que um grande grupo de mineiros ilegais que tentavam minerar clandestinamente na concessão e que já havia sido verbalmente advertido várias vezes para abandonar o local, passou a demonstrar um comportamento agressivo tanto em relação ao pessoal de segurança desarmado da MRM quanto a um agente armado da Polícia da República de Moçambique (PRM) destacados para o posto.

Uma equipa de reforço foi enviada ao local numa tentativa de resolver a situação pacificamente. A persistência da agressividade por parte dos mineradores ilegais levou o agente da PRM a disparar dois tiros de advertência para o alto.

Os mineiros ilegais, reforçados por outro grupo escondido atrás da vegetação, atacou o pessoal de segurança com pedras.

Ao tentar recuar, o pessoal de segurança foi confrontado por um outro grupo de mineiros ilegais armados com catanas e picaretas. Num acto de autodefesa, o agente da PRM efectuou disparos, resultando em dois mineiros ilegais feridos.

Foi prestada assistência médica e ambos foram considerados inconscientes. Foram prontamente transferidos para o Hospital Rural de Montepuez, onde um foi declarado morto e o outro foi submetido a tratamento.

O mineiro ilegal falecido foi identificado como um homem de 36 anos, natural de Nacaroa-Nampula e residente em Nsewe. O mineiro ilegal ferido ainda não foi identificado, uma vez que continua a receber tratamento.

Ver Video

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem