O apoiante do ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane Joel Amaral encontra-se nos "cuidados intensivos e evoluir bem" após ter sido alvejado a tiro em Quelimane, centro de Moçambique, disse fonte hospital.
"Atualmente, ele encontra-se nos cuidados intensivos a evoluir bem, consciente, comunicativo, já recebeu a visita da sua família e aguardamos a sua evolução clínica", disse Palmira Nascimento, porta-voz do Hospital central de Quelimane, onde o político e um dos mobilizadores de Venâncio Mondlane se encontra internado.
Joel Amaral, músico e autor de temas que mobilizaram apoiantes de Mondlane nas campanhas eleitorais para as autárquicas (2023) e depois para as presidenciais (2024), foi baleado no domingo no bairro Cualane 2.º, na cidade de Quelimane, província da Zambézia.
O Hospital Central de Quelimane confirmou uma lesão no couro cabeludo de Joel Amaral, após o mesmo ter sido alvejado a tiro, mas os exames hospitalares apontaram que a bala não alcançou o osso do crânio, conforme dados avançados pela unidade sanitária.
"A lesão simplesmente esteve ao nível do couro cabeludo. Ele foi dirigido ao bloco operatório onde foi feita uma limpeza exaustiva, profunda e não foi encontrada nenhuma presença de bala", disse Palmira Nascimento.
Venâncio Mondlane, que chegou esta segunda-feira (14.04) a Quelimane para visitar a vítima, classificou ontem o incidente como mais um caso de "intolerância política".
"É com profunda tristeza e indignação que confirmo a notícia sobre o baleamento do nosso mobilizador nacional Joel Amaral, carinhosamente conhecido como MC Trufafa. O nosso querido Joel foi brutalmente atacado, sofrendo três tiros, dos quais dois atingiram os seus membros inferiores e um atingiu a parte da cabeça", descreveu Venâncio Mondlane numa mensagem na sua conta oficial na rede social Facebook. VIDEO